Fale com nosso gabinete: (61) 3303-1148

Senador Styvenson participa de frente parlamentar em favor de atenção ao paciente queimado

A Sociedade Brasileira de Queimaduras estima que cerca de um milhão de pessoas sofrem algum tipo de queimadura no Brasil, a cada ano. São 200 mil vítimas atendidas em serviços de emergência e 40 mil acabam hospitalizadas. Sensibilizado com essa grave realidade, o senador Styvenson Valentim (Podemos) decidiu integrar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado e é o único representante da região Nordeste.

“Eu tinha seis anos de idade e nunca esqueci que um amigo deixou de frequentar a escola porque sofreu uma forte queimadura ao mexer numa panela fervendo, que caiu sobre ele. As vítimas  carregam por muito tempo essas fortes marcas e precisamos oferecer um serviço que realmente funcione no primeiro atendimento para amenizar os danos”, afirmou o senador no lançamento da Frente, que ocorreu na terça-feira (04), no Congresso Nacional.

Segundo o Ministério da Saúde a maior parte das vítimas de queimaduras graves é formada por crianças e pessoas de baixa renda. O atendimento imediato, de emergência, se possível antes da primeira hora do acidente, pode ajudar a diminuir as complicações e salvar a vida da pessoa. Entretanto, há situações em que a vítima, ou quem vai socorrer, não sabe sequer para onde ir, daí a importância de abrir mais centros de tratamento de queimaduras por todo o Brasil, principalmente em lugares mais carentes.

Em seu discurso no lançamento da Frente Parlamentar, o senador potiguar também lembrou que as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da doação de peles para ajudar na reconstituição das vítimas. “É impressionante, como no Brasil, há essa resistência em relação à doação de órgãos. Muita gente não sabe nem que pode doar a pele de uma pessoa que já morreu para ajudar na reconstituição do corpo de pessoas que sofreram queimaduras. Este é um assunto muito sério que merece toda nossa atenção. Podem contar comigo”, assegurou Styvenson.

 

Fonte: ASCOM/Gab. senador Styvenson Valentim